A catarata é um processo de envelhecimento e enrijecimento do cristalino, a lente natural do olho, normalmente incolor e transparente. A evolução da catarata torna o cristalino cada vez mais denso e opaco, dificultando a passagem da luz em direção à retina para a formação de imagens. Ocorre principalmente após os 60 anos de idade, embora possa aparecer em pessoas mais jovens na presença de outros fatores de risco, como traumatismo ocular, doenças sistêmicas (diabetes, por exemplo), efeitos colaterais de certas medicações (corticóides, por exemplo) ou patologias congênitas.
Os primeiros sintomas são as flutuações da visão, mais nítida em determinados dias do que em outros.
A visão fica, portanto, cada vez mais embaçada, dificultando ou até mesmo impedindo a pessoa acometida de dirigir automóveis, ler ou ver televisão. À noite, é comum o aparecimento de halos ou raios luminosos em torno das luzes. A evolução da catarata varia de pessoa para pessoa. (veja em cirurgias de Catarata)
Ceratocone
O que é ceratocone? Quais são suas causas? O ceratocone é uma doença lentamente progressiva, que acomete a córnea, produzindo o afinamento e o consequente