Graças aos avanços tecnológicos, a correção visual a laser é uma das mais previsíveis e seguras da medicina moderna.
O Excimer Laser é um tipo especial de laser praticamente sem calor, e é utilizado desde 1988, inicialmente para correção de miopia. Controlados por um computador, os pulsos de Excimer Laser removem tecido da córnea com grande precisão, mudando a sua forma. Atualmente a cirurgia corretiva a laser permite a correção de miopia, hipermetropia e astigmatismo.
Alguns dos principais benefícios da cirurgia a laser apontados pelas pessoas são: enxergar com nitidez quando acordam, não ter que usar óculos que embaçam em dias úmidos, nadar e ver bem dentro e fora d’água, praticar esportes de contato em que as lentes e os óculos não só atrapalham, como são perigosos, melhora da auto-estima devido a uma aparência mais natural sem o uso de óculos, além de levantar à noite e ver sem necessidade do uso dos óculos.
O oftalmologista recomendará a técnica mais apropriada, dependendo do erro refrativo e das características individuais dos olhos de cada paciente.
Qual a Diferença entre miopia, hipermetropia e astigmatismo?
Tanto a miopia, quanto a hipermetropia e ou astigmatismo podem ser atualmente corrigidos com uma altíssima taxa de sucesso. No paciente emétrope (visão normal) a imagem é nítida pois os raios de luz atingem a retina, coincidindo sobre um mesmo ponto.
Miopia
Na miopia (visão ruim para longe) os raios de luz atingem um ponto localizado antes da retina. Isso se deve a uma curvatura corneana aumentada ou um comprimento do olho acima do normal. Nesse caso, o laser irá aplanar a córnea.
Hipermetropia
Na hipermetropia (visão ruim para perto e muitas vezes também ruim para longe) os raios de luz atingem um ponto localizado atrás da retina. Isso se deve a uma curvatura corneana diminuída ou comprimento do olho menor que o normal. Nesse caso, o laser irá abaular o centro da córnea.
Astigmatismo
No astigmatismo (imagem distorcida tanto para longe quanto para perto) os raios de luz não se formam num mesmo ponto.
Presbiopia
Na presbiopia, popularmente conhecida como “vista cansada”, a visão torna-se ruim para leitura de perto. Geralmente tal processo, inicia-se após os 40 anos de idade, pois está diretamente relacionada à idade.
Como saber se é um bom candidato a cirurgia refrativa a Laser?
Para a avaliação dos candidatos a cirurgia corretiva a laser, é necessária uma avaliação oftalmológica completa associada a exames pré-operatórios específicos, os quais deverão ser realizados por um especialista em cirurgia a laser.
Alguns critérios gerais de segurança são:
- Estabilidade do Grau Refrativo;
- Idade superior a 18 anos;
- Ausência de doenças oculares ou ausência de doenças sistêmicas que comprometem a cicatrização da córnea;
- Ausência de gravidez
Importante: No dia do exame e da cirurgia, o paciente deve estar há pelo menos uma semana sem uso de lente de contato gelatinosa ou um mês sem uso de lente de contato rígida.
Quais os exames que devem ser realizados antes de uma cirurgia de correção visual a laser?
Além da avaliação oftalmológica completa que deve incluir o mapeamento da retina, exames complementares são fundamentais para indicação e planejamento da cirurgia. Os principais exames complementares realizados de rotina são a Topografia de Córnea e a Paquimetria Ultrassônica.
Entretanto, novas tecnologias são desenvolvidas continuamente para aumentar os patamares de segurança e eficácia destas cirurgias.
A Tomografia de Córnea deve ser realizada em casos selecionados. A Aberrometria é essencial no planejamento cirúrgico de correções visuais personalizadas.
Quais as diferentes técnicas para correção a Laser?
Diferentes técnicas de Cirurgia a Laser podem ser empregadas para a correção visual a laser, incluindo: LASIK, PRK, LASEK e Epi-LASIK.