A Oftalmologia é uma das especialidades da Medicina que investiga e trata as doenças relacionadas com a visão e com os olhos e seus anexos. Esta especialidade médica se dedica ao estudo e tratamento das doenças e erros de refração (grau) apresentados pelo olho.
Assim como outras especialidades, a Oftalmologia tem várias subespecialidades, entre elas: plástica ocular, doenças orbitárias, doenças das vias lacrimais, o estrabismo, o glaucoma, a cirurgia refrativa, retina, etc.
O Oftalmologista é o médico que estuda, diagnostica e trata doenças do sistema visual, realiza cirurgias, prescreve tratamentos e correções para os distúrbios de visão. Esse profissional é capacitado para o tratamento médico e cirúrgico de todas as doenças oculares.
No Brasil, por lei, apenas o médico Oftalmologista pode cuidar da visão. Exames periódicos podem evitar até 70% dos casos de cegueira e a correção de pequenas perdas visuais pode evitar muitos e graves problemas no futuro.
O oftalmologista realiza consultas anuais, para checar a refração, a pressão intraocular, e avaliar a retina e o nervo óptico, fazendo a prevenção e/ou diagnóstico precoce de doenças ou com maior frequência em casos especiais. Você também deve procurar um oftalmologista quando tiver baixa da acuidade visual, embaçamento, coceira, inchaço, alergia, dor nos olhos ou qualquer outro sintoma que incomode.
Sabemos que depois dos 40 anos de idade o olho passa por algumas alterações como a vista cansada para a leitura (denominada presbiopia), e aumentam as chances do surgimento de algumas patologias tais como glaucoma, catarata, etc. O glaucoma, por exemplo, não causa sintoma no início, mas depois de algum tempo pode causar cegueira irreversível.
Quadros clínicos oculares mais delicados e que fazem necessárias visitas mais frequentes ao oftalmologista incluem: glaucoma, alta miopia (maior que 6 graus), ceratocone, Síndrome de Sjogren (olho seco), erosão corneana recorrente, pós-operatório de transplante de córnea, diabetes, etc.