Tratamento Cirúrgico
Alguns casos de glaucoma podem ser tratados com medicações. Entretanto, outros casos podem exigir cirurgia tradicional ou tratamento a laser para a redução da pressão intra-ocular.
As cirurgias anti-glaucomatosas mais comuns incluem:
1) Iridotomia Periférica a Laser
Indicada para pacientes com glaucoma de ângulo fechado. Um pequeno orifício é feito na íris com a finalidade de aumentar a profundidade do ângulo entre a córnea e a íris, e consequentemente melhorar a drenagem do humor aquoso.
2) Micro-cirurgia filtrante (Trabeculectomia)
Indicada para pacientes que não tenham se beneficiado do uso de colírios e/ou tratamentos a laser. Consiste na criação de um novo local (retalho) de drenagem através da esclera (que é a parte branca do olho) e confecção de uma bolha filtrante entre a esclera e a conjuntiva (que é a membrana transparente que reveste o olho).
3) Micro-cirurgia com Implantes Valvulares
Recomendado para pacientes com glaucoma neovascular, falência de trabeculectomia, ou em casos de maior susceptibilidade de um processo cicatricial mais agressivo. Consiste no implante de um tubo fino, flexível e delicado acoplado a uma bolsa de drenagem de silicone que facilita o escoamento do humor aquoso.
4) Fototrabeculoplastia Seletiva a Laser
A fototrabeculoplastia seletiva a laser (SLT) é uma técnica sofisticada de tratamento de glaucoma crônico de ângulo aberto. Tal procedimento atua seletivamente nas células pigmentadas da malha trabecular (trabéculo) aumentando a drenagem do humor aquoso, e consequentemente reduzindo a pressão intra-ocular. Esta inovadora, eficiente, indolor e segura tecnologia não lesiona outras estruturas intra-oculares e nem leva a efeitos cicatriciaiis indesejáveis. Por estas razões, uma das vantagens é que o procedimento pode ser repetido no futuro de maneira segura e eficiente proporcionando maior precisão e segurança no tratamento do glaucoma. A fototrabeculoplastia seletiva a laser também é muito eficaz quando a fototrabeculoplastia a laser convencional e outras formas de tratamento clínico (colírios) não tenham obtido resultados satisfatórios.
Vantagens da SLT:
* SLT resulta em uma resposta biológica que aumenta a drenagem do humor aquoso, e reduz a pressão intra-ocular sem queimadura tecidual.
* Ausência de cicatrização adversa na malha trabecular.
* Redução de reações adversas associadas ao uso de medicações anti-glaucomatosas.
* Pode reduzir ou eliminar o problema do uso crônico de colírios anti-glaucomatosas de alto custo e outras medicações.
* Tratamento mais barato a longo prazo.
* Diminuição dos custos do atendimento médico, exames complementares e controle.
* Melhora da qualidade de vida do paciente.
Como é realizado o tratamento seletivo a laser (SLT)?
Trata-se de um procedimento que pode ser realizado no consultório, e dura somente de 05 a 10 minutos. Antes do procedimento, pinga-se colírios para a preparação do olho para a realização do tratamento. A aplicação do laser é feita através de um microscópio especial, semelhante àquele usado para exames oculares de rotina. Durante o tratamento o paciente permanece confortavelmente sentado em uma cadeira de exame. Recomenda-se que o paciente reserve em sua agenda um intervalo de aproximadamente 01 a 02 horas para que seja feita a medida da pressão intraocular no olho após aplicação do laser.
Cirurgia de Glaucoma Minimamente Invasiva
O tratamento do glaucoma vem de longa data. Atualmente, tecnologias e procedimentos avançados possibilitam que essa doença progressiva seja diagnosticada e tratada com sucesso. Enquanto o objetivo geral do tratamento sempre foi o mesmo – reduzir a pressão intraocular (PIO) e a progressão do glaucoma – a cirurgia minimamente invasiva para glaucoma (MIGS) vem se tornando rapidamente uma abordagem muito bem aceita para o tratamento de glaucoma.
Avanços no tratamento do glaucoma
O glaucoma é tratado principalmente com colírios sob prescrição médica. Se o gaucoma progredir ou deixar de responder ao tratamento com colírio, a solução indicada é a cirurgia. Essas soluções cirúrgicas são, em geral, altamente invasivas, requerem longo tempo de recuperação, e podem ocasionar complicações de longo prazo.
Com o avanço tecnológico, têm emergido técnicas menos invasivas e capazes de melhorar o perfil de segurança da cirurgia de glaucoma. Esse contexto gerou mais opções cirúrgicas para pacientes interessados em um tratamento eficaz de glaucoma que não dependa apenas do uso contínuo de medicação sob prescrição.
Uma revolução no tratamento do glaucoma
Com o desenvolvimento do iStent, a cirurgia minimamente invasiva para glaucoma tornou-se a abordagem preferida para o tratamento de glaucoma por muitos oftalmologistas e seus pacientes.
Realizada no mesmo momento da cirurgia da catarata ou como um procedimento isolado, a colacação (implante) do iStent tem comprovada eficácia na redução da pressão intraocular, com um excelente perfil de segurança, poucas complicações e menor tempo de recuperação.
O iStent pode também reduzir a necessidade de medicamentos, conforme determinado pelo oftalmologista. A maioria dos pacientes que receberam o iStent em criterioso estudo multicêntrico, randomizado e prospectivo nos Estados Unidos tiveram redução ou até mesmo abolição da necessidade do uso de colírios por 12 meses. A redução da pressão intraocular é, em média, de 20% da pressão intraocular inicial. Outros benefícios associados a este tratamento inovador incluem:
- Trauma mínimo do tecido alvo;
- Redução eficaz da pressão intraocular;
- Excelente perfil de segurança;
- recuperação rápida.
É importante ressaltar que os pacientes que podem se beneficiar desta técnica são os portadores de glaucoma de ângulo aberto leve a moderado e que os pacientes de glaucoma de ângulo fechado ou glaucoma secundário não são bons candidatos a esses procedimentos.
Design Inovador
O iStent é um dos menores implantes médicos conhecidos para o corpo humano – também iniciou uma revolução na cirurgia e no tratamento do glaucoma como o primeiro dispositivo para Cirurgia Minimamente Invasiva para Glaucoma (MIGS). Até o momento, o iStent foi implantado em mais de 300.000 olhos em todo mundo, com mais e mais pacientes se beneficiando todos os dias do procedimento.
Esse minúsculo implante pode também ter um grande impacto na vida dos pacientes que o recebem. Uma vez implantado, o dispositivo ajuda a restaurar a pressão normal do olho. O iStent é desenvolvido para:
- Restaurar a capacidade natural do olho drenar o fluido (humor aquoso) que causa aumento da pressão interna do olho;
- Manter a pressão ocular em um nível normal;
- Permitir que seu médico reduza ou elimine a necessidade de medicamentos para tratar o glaucoma.
O implante iStent
Cada minúsculo implante iStent, o qual mede apenas 1mm, é composto por um stent micro-bypass de titânio cirúrgico que é pré-carregado em um dispositivo injetor estéril de uso único. O injetor especialmente desenvolvido ajuda o cirurgião oftalmológico a manusear o implante com precisão e colocá-lo de forma micro-direcionada no olho (área trabecular).
Como o iStent Funciona
Ao criar um desvio (by pass) através da malha trabecular para o canal de Schlem, o iStent:
Melhora o fluxo natural do olho para diminuir a pressão intraocular;
Funciona continuamente para melhorar o fluxo natural do líquido (humor aquoso) em seus olhos.
A cirurgia do iStent
O implante do iStent é realizado de forma isolada ou associado à cirurgia de catarata. Uma vez implantado, você não vai sentir nem ver o dispositivo. Trata-se de um procedimento ambulatorial, rápido, realizado sob anestesia local, isso significa que você poderá voltar para casa no mesmo dia, após a cirurgia. Após o procedimento, você provavelmente receberá a prescrição de um colírio antibiótico e anti-inflamatório para uso. Seu oftalmologista provavelmente agendará uma consulta para o dia posterior à cirurgia.
O tempo de recuperação é normalmente rápido, mas seu médico poderá recomendar alguns dias de afastamento do trabalho. Você também deve evitar atividades que exijam esforço, como esportes, levantar objetos pesados ou qualquer movimento brusco que possa aumentar sua pressão ocular.
Caso você seja portador de glaucoma inicial ou moderado, agende uma consulta com seu médico oftalmologista para definir se você é um bom candidato à cirurgia minimamente invasiva de glaucoma.